No momento, você está visualizando Aprenda um pouco sobre os discos de corte

Aprenda um pouco sobre os discos de corte

Aprenda um pouco sobre os discos de corte nesse artigo, pois existem diversos tipos discos, como discos de corte, disco de polimento e disco para lixamento, que são muito úteis em diversos segmentos:

Os discos de corte servem para uso geral em metais, aço, aço inoxidável, materiais de fundição, pedras, alumínio e outros metais não ferrosos. O disco de corte fino, serve para cortes em aço inoxidável.

O disco abrasivo para lixamento foi projetado para o lixamento de massa poliéster, primers, tintas e vernizes.

Os discos de desbaste servem para retirar o excesso de objeto para dar um acabamento mais profissional, limpeza de superfície antes da solda, desbaste de cordão de solda, remoção de defeitos superficiais, imperfeições e rebarbas de peças fundidas. Ainda prepara superfícies para pintura ou revestimento, dando um melhor aspecto no produto final do trabalho realizado.

Essas ferramentas devem ser acopladas em lixadeiras pneumáticas ou elétricas orbitais de dupla-ação.

Disco de corte tem validade?

Normalmente a validade de discos de corte de metais (discos para cortar aço, aço inox) é de três anos a contar pela data de fabricação.

Porém, a forma como é conservado impacta diretamente na sua vida útil. Discos de corte devem ser armazenados em ambientes com pouca umidade, sem contato com água ou solventes químicos.

Veja como é simples descobrir o diâmetro de um disco de corte

Todo disco de corte precisa conter certas informações em seu rótulo. Dentre elas, suas dimensões: diâmetro, espessura e diâmetro do furo. Além disso, discos de corte devem conter informações como rotação máxima por minuto, além da validade.

Ainda sim, às vezes surge a dúvida sobre qual é o diâmetro de determinado disco. Pode ser que este disco esteja com o rótulo gasto, ou por algum motivo, não seja possível ler suas informações.

Medindo o diâmetro do disco de corte

Coloque a régua ou fita métrica na extremidade (borda) do disco. Estenda a régua, passando pelo meio do disco até o extremo oposto (borda oposta). Essa medida no extremo oposto é o diâmetro do disco de corte.

Por exemplo: se pegarmos um disco de 115 milímetros (4-1/2 polegadas), veremos que de uma extremidade à outra do disco, teremos 115 mm de uma extremidade à outra.

 

 

E para saber o diâmetro em polegada?

Mesmo com tantas ferramentas disponíveis na internet, não custa aprendermos mais um pouquinho de matemática. Se você já tem o diâmetro do disco de corte em milímetros e gostaria de saber essa medida em polegadas, basta dividir o valor por 25,4.

Como no exemplo anterior, se pensarmos em um disco de 115 milímetros de diâmetro e dividirmos por 25,4 teremos o valor de 4,5 ou 4-½  (quatro e meia) polegada.

 

Deixe um comentário